Páginas

Quem somos

Somos o Coletivo Estadual Apeoesp na Escola e na Luta. A escolha do nome do nosso coletivo não é ao acaso, ela revela uma concepção de militância sindical e educacional.


Somos antes de tudo defensores da escola pública. A universalização do direito à educação pública de qualidade é uma das condições indispensáveis para existência de uma sociedade igualitária e livre de opressões – direito que somente se efetivará como conquista dos de baixo, não como uma concessão das classes dominantes. É preciso combatividade para avançar na luta social.


Discordamos da visão que encara a escola pública apenas como um aparelho ideológico do Estado, onde o que caberia ao professor militante é fazer a denúncia do sistema e angariar novos militantes para sua. Nessa concepção, a ação militante volta-se mais para fora da escola e menos para vivência escolar; a prática militante fica dissociada da prática pedagógica.


A escola é para nós um campo de disputa. Se é verdade que a escola opera a partir de determinações desse Estado que aí está, é verdade também que ela é um espaço que permite a socialização dos meios intelectuais de compreensão crítica da realidade, de formação e exercício do intelecto, autônomo e libertário do senso-comum.


O desafio consiste em encontrar as mediações em que as lutas mais gerais se encontrem com as escolares, as mais específicas, no reconhecimento do que a escola pública carrega de perspectivas emancipatórias e também ao reconhecer seus limites.


Não restringimos, portanto, a luta em defesa da educação e por igualdade social aos espaços sindicais e às manifestações de rua. Lutamos também, e antes de tudo, no dia-a-dia da escola. Somos professores porque somos lutadores. Por isto defendemos uma Apeoesp na Escola e na Luta.


contatos: naescolaenaluta@gmail.com