Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Eleições na Apeoesp, dia 5 de junho

Era uma vez um sindicato. Éramos fortes, combativos. Lutamos contra a ditadura, e também na abertura. Construímos, patrimônio nosso, um importante instrumento de defesa e de conquista de direitos, não apenas dos professores, mas também da sociedade, sob a bandeira da educação pública de qualidade para todos.

O tempo passou e veio a crise. O mundo do trabalho se transformou rapidamente, prevalecendo relações mais precárias e o debulho dos direitos conquistados. Os governos sucessivamente implementaram diretrizes neoliberais, danando ainda mais as condições de vida de quem vive do trabalho.

Os sindicatos perderam força e recuaram em sua plataforma política e na disposição de combate aos patrões. Tal recuo resultou em práticas de aparelhamento dos sindicatos pelos grupos que o dirigem, que lutam para sua perpetuação na direção sindical. E assim viramos o século.

Não foi diferente com a Apeoesp. Apesar da estrutura democrática da entidade, com seus Representantes de cada Escola, nosso sindicato ficou desacreditado e inoperante para fazer frente aos ataques que temos sofrido, pois sua direção afastou-se das lutas que se travam na própria escola, como as que mencionamos na página anterior.

Além disso, há anos Bebéis, Felícios e que tais estão a frente do sindicato. São todos do mesmo grupo que é majoritário na entidade. Seguramente há méritos que colecionaram nesta jornada. Entretanto, encastelaram-se no sindicato com tranqüila hegemonia, e por isso são também responsáveis pelos descaminhos que a Apeoesp trilhou.

É PRECISO MUDAR DE DIREÇÃO, MUDAR DE RUMO. RETOMAR A COMBATIVIDADE.

É por isso que o coletivo Apeoesp na escola e na Luta decidimos compor chapa para a direção da entidade junto a outros agrupamentos de oposição.

Nesta eleição, são duas as alternativas: ou fica tudo como está ou é a hora de mudar e votar na Oposição Unificada na Luta. Em primeiro lugar, para assegurar o pluralismo na direção da Apeoesp, somando forças e esforços que não têm encontrado espaço para reorientar as práticas do sindicato, com que acreditamos fazê-lo avançar.

Em segundo lugar, a unidade da oposição traz a possibilidade de vitória nas eleições do dia 5 de junho e com ela a esperança de renovação da Apeoesp.

É preciso devolver a Apeoesp à escola, para enfrentar o assalto à nossa liberdade intelectual, resgatar nossa identidade e a qualificação da escola pública paulista.

CUT: Plebiscito já!
   A CUT tem uma importante história de lutas em defesa dos trabalhadores. Hoje em dia, entretanto, a sua atuação está bem distante dos princípios e bandeiras que anteriormente a orientavam.

O apoio dado a reformas que retiram direitos, como a reforma da previdência e a reforma trabalhista, e a perda de autonomia diante dos interesses do governo são exemplos dessa transformação. Isso para não falar do ato do 1º de maio, que virou uma festa bancada por empresas!

O professorado tem de decidir se a APEOESP vai continuar filiada à CUT. Plebiscito já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário